REVIEW: DR. WHO
- ALASTOR
- 17 de set. de 2015
- 3 min de leitura
Doctor Who está no Livro do Recordes como o maior programa de televisão de ficção científica em execução no mundo e desempenha um papel importante na Cultura Geek.

A série retrata as aventuras de um viajante do tempo conhecido como o Doutor enquanto ele viaja em seu espaço e tempo através da "TARDIS" (Time And Relative Dimension In Space, ou “tempo e dimensão relativa no espaço"), que nada mais é que uma cabine de polícia da década de 1950. Isto foi explicado no passado como sendo uma falha na mesma matriz de Chameleon, e como tal a TARDIS está presa nesta forma.
O doutor é de um planeta chamado Gallifrey e uma raça conhecida como os Senhores do Tempo. Estes Senhores têm a capacidade de regenerar seu corpo quando perto da morte e desta forma temos visto Doze diferentes rostos do mesmo Senhor do Tempo.
Ao longo da história da série várias revelações, algumas controversas, foram realizadas acerca do Doutor. Por exemplo, que o Primeiro Doutor pode não ser a primeira encarnação do Doutor; que O Doutor é um simples Senhor do Tempo, podendo ser meio-humano por parte da mãe (apesar de esta afirmação ser altamente contestada). No primeiro episódio da série é revelado que o Doutor tem uma neta, Susan Foreman, e, na temporada de 2006, é o próprio Doutor que afirma que já foi pai. Em 2005 é revelado que o Nono Doutor é o último sobrevivente da sua raça, e que o seu planeta foi destruído em um evento conhecido como a Última Grande Guerra do Tempo, cujo trágico desfecho teve participação direta do Doutor; porém, descobre-se outro senhor do tempo sobrevivente, o Mestre. Para impedir os Senhores do Tempo de causar a destruição do Universo e do tempo em si (tornando-os criaturas de pura consciência e sem corpo físico, apenas para escapar da guerra), o Doutor criou um bloqueio temporal em torno da guerra e causou a destruição de Gallifrey, tornando impossível que alguém voltasse no tempo para impedir tal desfecho. Ao fim da guerra, O Doutor acreditava ter extinguido não apenas a sua raça, mas também os Daleks, considerados por ele "a espécie mais maléfica de toda criação". No entanto, descobre-se em 2005 que algunsDaleks, incluindo o Dalek-Imperador, sobreviveram à guerra.
O programa de TV foi originalmente criado em 1963 e funcionou até 1989, antes de ser cancelado. Então, em 1996, um filme para a televisão foi criado que caracteriza o Oitavo Doutor (Paul McGann) em uma tentativa de reviver o show, que infelizmente não teve êxito.
Então, em 2005, o seriado foi relançada com sucesso com o nono Doctor (Christopher Eccles) e depois da série foi continuada em 2006 com O Décimo Doutor (David Tennant). Este relançamento tem sido um enorme sucesso com grandes efeitos especiais, excelentes linhas de história e fantástica atuação.
OS LIVROS
Houve um bom número de romances escritos sobre as aventuras dos primeiros dez Doutores, mas a publicação destes tem sido um pouco esporádico, os primeiros romances começaram em 1965 e até 1991 estes eram geralmente adaptações de episódios exibidos no seriado. Então, em 1991, uma extensa linha de histórias originais foram escritas e publicadas pela Virgin Publishing (The New Adventures e The Missing Adventures) e são conhecidos coletivamente como As Aventuras do Passado do Doutor . Estas séries de livros funcionou até 1997, depois que a BBC não renovou a licença Virgins Publishing. Ao invés, a BBC decidiu publicar suas próprias versões literárias. Estes novamente contaram com histórias dos primeiros oito Doutores e foi lançado apartir do Oitavo doutor. Esta série de romances correu até 2005, quando a nova série começou. Uma vez que esta nova série começou a BBC publicou romances que principalmente caracterizam os Doutores 9.º e 10.º e a chamaram de "The New Adventures Series" Há também uma série literária que caracterizam o Décimo Primeiro Doutor, Amy Pond.
Comments