A VOLTA AO PASSADO DO DeD EM BALDUR'S GATE: SIEGE OF THE DRAGONSPEAR
- ALASTOR
- 10 de set. de 2015
- 5 min de leitura
Fazer um jogo como Baldur´s Gate: Siege of the Dragonspear é como uma viagem de "volta para o futuro" para os artistas, escritores e designers da Beamdog Games. Claro, eles estão trabalhando nas versões melhoradas do Baldur´s Gate e Icewind Dale já há alguns anos, até mesmo a criação de alguns novos personagens para o amado game baseado no RPG D&D. Cerco de Dragonspear, no entanto, é uma criação original.
Mais de 100 anos atrás do atual cronograma de Forgotten Realms.

"Foi um desafio - eu posso dizer isso com certeza", disse o escritor Amber Scott, da Beamdog Games. "Você se sente um pouco como um viajante do tempo, passando pelos módulos da segunda edição e livros de regras para determinar o que exatamente estava acontecendo nos Reinos Esquecidos em torno daquela época. Ele estava no limiar de nossas mentes que à medida que escrevíamos a história, tivemos que fazer algo que se encaixasse nessa faixa de tempo para trabalharmos com todos os eventos que estavam acontecendo nos Reinos Esquecidos naquelas circunstâncias. "
Uma viagem ao passado
Os Reinos Esquecidos (Forgotten Realms) já foram mostrando sua idade quando o primeiro título da sequência de jogos Baldur's Gate estreou em 1998; as regras da segunda edição ou AD&D (Advanced Dungeons and Dragons) estreou em 1989, e o livro da primeira campanha do cenário para essas regras apareceu em 1990. Olhando para trás, evidente que esse material de origem é antigo e ultrapassado.
"Naquela época era um pouco de um cenário de 'Oeste Selvagem'. Um monte de informações não batiam com outras partes do que conhecíamos", disse Daigle. "Pesquisando e indo à fundo em todos esses ganchos da Era Dourada do D & D, nós muitas vezes tivemos discussões com assistentes onde eles diziam: 'Isso é ótimo, mas nós mudamos a história em edições posteriores, assim você vai precisar mudar isso para se encaixar com nossa linha do tempo moderna.' Desta forma houve algum vai-e-vem, uma série de pesquisas, uma série de discussões com outros assistentes para se certificar de que estava tudo dentro da conformidade, com o que se conhecia atualmentel e não pisar em nenhuma tradição antiga ou determinados fatos que se estabeleceram 20 anos atrás ".
O jogo se passa numa época de ouro, e os grandes e pequenos jogadores igualmente estarão encenamdo seus personagens como reis e rainhas de Game of Thrones. "O mais divertido, especialmente como um escritor, foi quando encontramos lacunas, ou partes da história de Dragonspear que não foram explicitamente definidas", disse Scott, que nunca se aventurou perto do local famoso. "Por exemplo, no módulo onde você começa a ir para o Dragonspear Castle, há uma seção que apenas diz, existem túneis debaixo do castelo. Mas o que existe nestes túneis!?. Quando você encontrar algo parecido, é emocionante como escritor. Você começa a criar parte da história dos Reinos Esquecidos, de certa forma. "
E qual foi a coisa mais interessante que a Beamdog Games acrescentou!?
"Há uma certa seleção de coisas a partir daqui. Eu diria que, para mim, a representação de Boareskyr Bridge, o local onde Bhaal morreu antes de o jogo começar, é ainda melhor. Isso nunca foi visto em um jogo antes ", disse Daigle. "Temos de definir o que realmente parece, o que o assentamento próximo parece, e como este lugar fluiu. A ponte foi mencionado em romances e publicações e entre outras coisas, mas nunca foi representada visualmente. Agora temos de dar um rosto a este local icónico onde um deus foi morto. "
E, claro, a água corre preto jusante de onde o Deus de Murder encontrou seu destino. "Somos grandes nerds, de modo que com certeza nós não oficiais" disse Daigle.
É um local ideal para aventura.
"O castelo de Dragonspear" sempre teve essa história interessante e coisas acontecendo, não começando como um lugar voltado para o mal, mas ao longo dos séculos, tornou-se infestado por humanóides malignos e demônios. Túneis debaixo da fortaleza ligam ao o Subterrâneo e uma cidade anã perdido., um monte de ganchos para histórias, assim como nós gostamos. A proximidade do Dragonspear como um importante local para Baldur's Gate me fez perder a cabeça", segundo o designer-chefe, Philip Daigle. "Este é um local fresco. ... Não é cheio de personagens realmente importantes. Há masmorras semelhantes nas proximidades, mas eles têm personagens de grande nome de D&D que passaram por lá, e nós não queríamos mexer com eles. Dragonspear foi a combinação certa de recursos e de proximidade para uma boa aventura".
Um adversário ainda mais misterioso

Uma guerreira conhecida como a Dama Brilhante conduz uma cruzada no norte da Costa da Espada (onde muitos jogos de Forgotten Realms são encenados, principalmente em campanhas de RPG). Rumores apontam para ela ser filho de um deus - como certo personagem, que era filho do morto Senhor do Assassinato, Bhaal. Beamdog não está pronto para confirmar se a tal Dama Brilhante é de facto um companheiro Bhaalspawn, como o jogador está dos outros dois jogos anteriores.
"Eu acho que nós nunca afirmamos que ela é uma Cria de Bhaal, não é?", Pergunta Amber Scott, uma escritora do Cerco de Dragonspear.
"Sim, eu não acho que nós confirmamos isso", Daigle reitera antes de fornecer mais pistas. "Há pequenos ganchos em nossa história, boatos, intrigas que o jogador vai entrar e aprender muito por si mesmo. Sim, há rumores de que o vilão desta série é uma Cria de Bhaal, mas por hora, vamos deixar apenas como rumores. "
Tudo o que ronda o Castelo e a Dama Brilhante deixa tudo ainda mais intrigante; no castelo há muito tempo havia um pequeno santuário para o Deus da Guerra, Tempus. Será que se trata de alguém que foi abençoado por um outro deus?
"O antagonista de Dragonspear aparentemente tem o favor dos deuses!?", disse Daigle. "Isso é definitivamente como eles se apresentam. Como você joga através da aventura, você vai descobrir por si mesmo como as coisas andam. Esse é um elemento que queremos segurar até os jogadores terem a oportunidade de jogá-lo. "
Os jogadores adoram jogos de Baldur's Gate, em parte, por causa de todo o cenário de Reinos Esquecidos que a BioWare e depois Beamdog tem introduzido na série. Mas eu sempre quis saber ... não poderia alguém escrever algumas alusões a acontecimentos futuros: o retorno de Nethril, sugestões da Praga Mágica - você sabe, conhecimentos que, para personagens de um jogo do RPG, iria parecer como sugestões de futuros desastres!?
"Por mais que nós quisemos criar coisas novas e colocar a nossa marca nos Reinos Esquecidos, estávamos conscientes de que queremos que os jogadores se sintam confortáveis para jogar sabendo que é uma segunda edição de Forgotten Realms. Ele se encaixa com as Edições mais atuais", disse Daigle. "Nós não queremos colocar um monte de referências entre edições posteriores e o material mais moderno. Vai ser fresco e nostálgico ao mesmo tempo. "
Então, não espere nenhum senhora louca com um gato com discurso prevê a morte de Mystra.
"Essa é uma ótima idéia, embora..." disse Scott.
"Isso pode aguardar para o próximo jogo", completou Daigle.
Comentários